Comportamento

Por que os Cães Lambem? Entenda os Significados

09:08:00





É comum em todas as raças de cães lamber a sí mesmo e a seus donos, principalmente quando chegam em casa, se tornando quase uma mania para os cães. Eles utilizam a língua para sentir, conhecer, reconhecer e experimentar novidades, objetos desconhecidos, pessoas novas em seu dia a dia e outros animais de diversas espécies.
Este hábito dos cães também podem expressar submissão e uma forma de carinho.

Lamber é uma dos primeiros contatos do filhote recém nascido com o mundo, que ao receber as lambidas da mãe, logo adquirindo o mesmo comportamento. A mãe usa a língua para limpar as narinas dos bebês caninos, ajudando-os a respirar melhor e fazer bom uso de seus pulmões. Desta forma, podemos dizer que a língua auxilia em muitos outros sentidos caninos, trabalhando em conjunto para melhorar a percepção do que acontece a sua volta.

É ritual comum entre os cães a lambida de apresentação e reconhecimento de um novo amigo de quatro patas, você já deve ter percebido isso ao levar seu cão para passear. Para os cães, lamber é uma maneira de se comunicar uns com os outros.

No contato com os humanos, a razão para os cachorros lamberem os donos repetidamente pode ter origem em um estado ansioso ou estressado. Se seu cão estiver infeliz ou tenso demais, ele utilizará as lambidinhas insistentes para demonstrar sua inquietação. Fique atento ao comportamento de seu bichinho, ele pode estar precisando de sua ajuda.

Em alguns casos, lambidas em excesso pode ser um sinal de problemas de saúde. Portanto, fique atento se seu pet não está lambendo um local específico do corpo repetidas vezes durante o dia. Pode ser que seu cãozinho esteja com distúrbios hormonais, doenças de pele ou neurológicas que precisam de atenção veterinária.

Os cachorros também podem usar as lambidas como uma forma de chamar a atenção do dono. Se toda vez que seu cãozinho der algumas lambidas você retribuir com atenção, ele perceberá que é uma forma eficaz de ser notado. Se você não aprova esta atitude que incomoda as visitas, existem alternativas para ajudar acabar com o hábito deste tipo de lambida.

Ensine seu cão que lamber excessivamente as pessoas que chegam em sua casa não é a melhor forma de conquistar carinho. Dizer não, virar de costas e ignorar as lambidas pode funcionar bem. Se seu cãozinho for muito teimoso e o procedimento simples não resolver, existem opções de adestramento, como o método Clicker, que podem ser bem úteis para resolver estes casos.

O método Clicker é utilizado por adestradores baseando-se na psicologia comportamental. Geralmente os pets tendem a repetir um comportamento que resultou em uma consequência positiva e provavelmente não irão repetir a uma atitude negativa. Tirando proveito desta condição natural, é possível reforçar os comportamentos que queremos que se repitam. Essa é uma forma clara de comunicação que, combinada com o reforço positivo, se torna uma maneira eficaz e segura de ensinar qualquer comportamento para seu cachorrinho.

Você pode gostar também

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...