Como os cães aprendem por associação, dar bronca no cachorro e esperar que ele entenda o motivo da sua frustração, em geral, não dá certo. Eles podem acabar entendendo a sua bronca como atenção, o que só vai estimular o comportamento errado ao invés de corrigi-lo.
A melhor forma de dar bronca no cachorro é trabalhando a punição junto com o reforço positivo.
A bronca tem que significar fracasso para o cachorro. O cão deve entender que agindo errado ele não ganha nada, em contrapartida agindo da forma correta, ele vai receber recompensas. A recompensa pode ser de várias formas, mas a mais comum é a comida, mas pode ser carinho ou um brinquedinho.
Não é necessário premiar seu cachorro toda hora que ele fizer as coisas certas, se ele percebe que o bom comportamento gera gratificações, logo fará uma associação positiva a isso, sem que seja necessário recompensá-lo constantemente.
Você pode usar o “não” ou um borrifador de água para repreender. Se seu cachorro sempre tenta "comer" o chinelo, você pode dar a bronca e esperar alguns segundos para ver se ele entendeu. Se ele não tentar repetir o erro, você o recompensa. Pode seguir com esse comportamento até ele acertar.
0 comentários