O cachorro usa sua língua para explorar e conhecer o mundo e para o cão a sua língua é tão útil para ele, como nossos olhos e mãos são para nós.
Eles a usam para explorar a presença de outras pessoas e animais, para mostrar submissão, para sentir o gosto das coisas e para demonstrar que eles gostam de sua companhia e amizade.
Apesar de que lamber seja uma atitude absolutamente normal para os cães, alguns deles exageram neste ato. Alguns cães perseguem seus donos por todos os lugares, sempre lambendo suas pernas e mãos e, se tem uma chance, não exitam em lamber seu rosto também, demonstrando que te amam.
Normalmente as lambidas podem carregar mais significado do que simples afeto. É fácil diferenciar: no caso de demonstrar afeto em geral, ele vai estar relaxado, feliz e de bom humor. É fácil de notar isso principalmente quando você volta pra casa depois de um certo tempo, ou quando vocês dois estão deitados vendo televisão, por exemplo, e ele começa a te lamber.
Mas fique atento para uma outra razão dos cachorros lambem os donos repetidamente sem causa aparente. Esse ato pode significar que eles estão ansiosos ou estressados. Se ele estiver infeliz ou tenso, esta é uma das maneiras comuns que ele pode escolher para te mostrar isso.
Talvez o motivo desta ansiedade do cachorro pode ser falta de atenção e estímulo de sua parte, falta de brincar com ele, levar para passear e fazer exercícios ou simplesmente a falta de você deixar ele ir para fora de casa farejar, explorar o mundo ou simplesmente correr, brincar.
Dependendo das circunstâncias e da qualidade de vida do seu cão, você pode precisar fazer alguns ajustes na sua maneira de lidar com ele para diminuir a lambeção.
Uma boa dica é acordar um tempinho mais cedo e dar exclusividade para seu animalzinho, que tal uma caminhada pelo bairro?
0 comentários