Os Sand Cats ou gatos do deserto poderiam ser considerados como sendo o Peter Pan dos felinos, isso por que eles mantĂȘm a aparĂȘncia de pequenos gatinhos atĂ© o final da vida, dando a impressĂŁo de que eles nunca crescem.
Apesar de viverem em ĂĄreas desĂ©rticas do Norte de Ăfrica, ArĂĄbia, Ăsia Central e PaquistĂŁo, eles sĂŁo muito perseguidos e ameaçados pela caça esportiva e pelo comĂ©rcio ilegal de animais, alĂ©m de viverem com outros animais extremamente perigosos.
Mesmo estes gatos sendo bem adaptados ao seu habitat natural que muitas vezes Ă© um ambiente bem hostil para outras espĂ©cies, conseguindo sobreviver a variação das baixas temperaturas, entre -5 ° C (23 ° F) atĂ© as altĂssimas temperaturas de 52 ° C (126 ° F) , com dificuldade para conseguir alimento e ĂĄgua, um estudo recente indicou que apenas 61% destes gatos nascidos em cativeiro, conseguem sobreviver mais de 30 dias.
Isso acontece principalmente por causa da negligĂȘncia materna e outra grande parcela por causa das vĂĄrias doenças respiratĂłrias a que estĂŁo propensos, tornando-os inadequados como animais de estimação.
Mas o fato é que estes belos felinos tem uma legião de fãs e se depender disso, logo deixarão a triste lista da extinção.
0 comentĂĄrios