Comportamento

Pânico de Rojões

11:57:00




Quem tem cachorro já sabe que em épocas de comemoração, como Natal e Ano novo, as pessoas se divertem, enquanto cães e gatos sofrem em silêncio com o medo das bombas e rojões. Mas saiba que é possível controlar essa fobia dos bichinhos e deixar o pet mais calmo e preparado para enfrentar os momentos de tensão.
Os animais possuem audição cerca de 4 vezes mais aguçada que a dos seres humanos e conseguem ouvir frequências de sons extremamente baixas, isso explica porque o barulho das bombas incomodam tanto os pequeninos.
O medo do desconhecido também fortalece esse desconforto dos cães, porque não sabem ao certo de onde vem o barulho dos fogos.
Com a chegada das festas de fim de ano, alguns cuidados e dicas podem ajudar a acalmar o seu pet.

Buscando tranquilidade: Deixe o animal em um ambiente calmo e seguro.

Transmita segurança: Para que o animal entenda que não está ocorrendo nenhum perigo, demonstre segurança e ofereça carinho e atenção a ele.

Ofereça distração: Para desviar a atenção do pet em relação aos fogos, dê a ele petiscos ou brinquedos. Brinque com o animal e mostre que não há com o que se preocupar.

Som: O barulho dos fogos não causa só medo no pet, mas também um incômodo muito grande, devido a audição dos cães e gatos serem muito mais sensíveis que a nossa, então busque um local menos barulhento da casa. Faça pequenos “tufos” de algodão e coloque no ouvido do cão, isso pode conter um pouco do barulho.

Medidas extremas:
Pets mais afoitos que até se machucam em decorrência do medo, o médico Veterinário poderá prescrever um tranquilizante leve para que o animal fique sedado e não se assuste com estes sons.

Você pode gostar também

0 comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...